Mais de 8,9 milhões de m² serão incorporados às áreas de parques ao final do projeto.
O Parque Freshkills será o maior parque desenvolvido em Nova Iorque em um século. A transformação do que já foi o maior aterro sanitário do mundo em um parque sustentável torna o projeto um símbolo de renovação e uma expressão de como podemos reinterpretar paisagens recuperados. A infraestrutura do aterro sanitário é essencial para a concepção do Parque e aumenta a complexidade da proposta. O projeto, a engenharia e a restauração ecológica do parque enfatizam a sustentabilidade ambiental e a preocupação pública com o impacto humano.
O Aterro Sanitário FreshKills deixou de aceitar lixo doméstico em 2001. Nessa altura, já tinham sido instalados sistemas de contenção e recolha de subprodutos e começaram a fechar secções do aterro.
Com a decisão de encerrar o Fresh Kills, a Sociedade Municipal de Arte (MAS) colaborou com a cidade de Nova Iorque para patrocinar um concurso internacional de proposta, organizado pelo Departamento de Planejamento Urbano. O processo resultou em um plano de parque ilustrativo, conhecido como Projeto de Plano Diretor, elaborado pelo escritório de arquitetura paisagística Operações de Campo .
A estrutura básica do plano integra 2.200 acres (8.903.400 m²) de campos abertos, cursos de água e estruturas projetadas na unidade econômica e dinâmica.
Programação
O Parque Freshkills abrirá uma variedade de espaços públicos e instalações para atividades sociais, culturais e físicas, de aprendizagem e de lazer. O local é grande o suficiente para suportar muitas atividades e programas, incluindo caminhadas na natureza, caiaque e arte pública em grande escala, entre muitas outras. Como o parque está sendo construído em fases, um calendário de passeios e eventos gratuitos requer acesso programado para oportunidades de aprendizagem e exploração. Os fluxos do programa principal incluem pesquisa, arte, educação e recreação, como caminhadas, observação de aves, ciclismo, corrida e passeios de caiaque.
Ressurgimento ecológico
O Parque tem grande variedade de hábitats diversificados de vida selvagem. Como uma paisagem recuperada em uma região densamente urbana, o local apresenta um grande potencial para cobrir as necessidades de hábitats para espécies vulneráveis. Desde o encerramento do aterro, uma variedade de plantas e animais tem crescido no local.
Gramíneas nativas foram plantadas nos montes cobertos do aterro e aves raras agora fazem seu lar no que se tornou um dos maiores hábitats de pastagens da região.
O Parque Freshkills apresenta oportunidades únicas para estudar os processos de desenvolvimento de ecossistemas em um ambiente urbano e para gerir adaptativamente uma paisagem recuperada para incentivar a produtividade das espécies.
Sistemas de Engenharia
A paisagem de Freshkills tem muitas características naturais, mas foi altamente projetada. O aterro é mantido pelo Departamento de Saneamento (DSNY) e supervisionado pelo Departamento de Conservação Ambiental do Estado de Nova York (DEC). Os aterros estão selados com una tampa, que inclui camadas de solo e geotêxtis. Um sistema de poços, trincheiras e tubulações coleta os subprodutos do aterro e os envia para estações de tratamento próximas.
El monitoramento do ar, das águas superficiais e subterrâneas se realiza regularmente.
Conectividade
Freshkills está limitado por quatro montes de aterro, com braços de mar que atravessam o centro da paisagem. Uma extensa rede de caminhos, vias navegáveis recreativas e acessos que ajudam a criar um parque animado e interconectado. Os planos futuros incluem um sistema de acesso público que criará uma conexão entre a West Shore Expressway (Rota 440) e a Avenida Richmond para acesso a diferentes áreas do parque.
Em 2006, a Parques da Cidade de Nova Iorque assumiu a responsabilidade da implementação do projeto, utilizando o rascunho do Plano Mestre como guia conceitual.
Um projeto de cada vez
O Parque está sendo construído em fases, a maior parte do local permanece fechada ao público. As bordas do parque estão abrindo primeiro para que as pessoas possam desfrutar de novos parques o mais rápido possível. Os projetos que proporcionam a conexão direta com as comunidades do entorno do parque recebem maior prioridade, e alguns caminhos foram abertos:
- Parque O Schmul, no bairro de Travis, reprojetado em 2012.
- Os campos de futebol Coruja Oca, em Arden Heights foram inaugurados em 2013.
- New Springville Greenway, pertencente ao Staten Island Mall, inaugurado en 2015.
- NorthParque inaugurou em 2023!
O projeto South Parque Anchor Parque está atualmente em elaboração, com planos para campos multiuso e trilhas adjacentes a Owl Hollow. À medida que mais seções do parque sejam abertas, uma combinação incrível de beleza natural e projetada, incluídos riachos, plátanos, prados expansivos e vistas espetaculares da região da cidade de Nova Iorque, estarão acessíveis.