Comitê da Bacia conhece Plano de Trabalho do PDDrU de Gravataí

Em reunião, no município de Santo Antônio da Patrulha, os integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, receberam informações sobre as etapas do PDDrU.Durante o encontro mensal do Comitê, presidido por Sergio Cardoso, e com a presença de representantes dos vários segmentos que compõem o colegiado, foi feita uma apresentação do Plano de Trabalho, primeira etapa do Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDrU) do município de Gravataí.

O representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Gravataí,  engenheiro Jairo Cesar Cardoso, fez um breve histórico dos fatos que  antecederam à contratação do Consórcio Concremat – Rhama, vencedor da licitação, para elaboração do Plano.

A engenheira Deisy Maria Andrade Batista, Coordenadora Geral do Contrato, apresentou a estrutura organizacional para desenvolvimento do Plano que está dividida em quatro núcleos:
Gestão e Coordenação; Mobilização e Comunicação Social, Engenharia, Urbanismo e Meio Ambiente e Estudos Socioeconômicos e Jurídicos. O Núcleo de Gestão e Coordenação
do Contrato conta com a coordenação técnica do engenheiro Carlos Tucci e com o planejamento e controle pelo engenheiro Gustavo Prado, além do apoio de consultorias especializadas.

Discorreu, também, sobre a abrangência do estudo e deu detalhes dos produtos que serão elaborados e do cronograma dos trabalhos.

No total serão apresentados 10 produtos:

1. Plano de Trabalho;
2. Plano de Mobilização e Comunicação Social;
3. Levantamento de Dados e Informações;
4. Avaliação Hidrológica-hidráulica dos Cenários;
5. Indicação de Faixas e Áreas de Preservação;
6. Programas de Controle de Cheias;
7. Cadernos Temáticos;
8. Programa Municipal de Drenagem e Manejo das Águas.
Pluviais

9. Manual de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais
10. Consolidação e Relatório Final e Banco de Dados.

Informou que serão realizadas duas consultas públicas seguidas de dois seminários de apresentação dos resultados do diagnóstico e do prognóstico para o Programa de Controle de
Cheias.
Antes da audiência, prevista para dezembro de 2024, será preparado um relatório-síntese do PDDrU, em linguagem acessível ao grande público, de apresentação do produto final.

Ao encerrar a apresentação o presidente do Comitê ressaltou importância deste trabalho que poderá se tornar um modelo para os demais municípios integrantes da bacia. Disse que Gravataí e Porto Alegre são os dois únicos municípios a terem um Plano Diretor de Drenagem.

 

 

A próxima reunião do PDDrU será no dia 14/12/2023, em Gravataí, para aapresentação do Produto 2, Plano de Mobilização e Comunicação Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *