Semana Mundial da Água 2025 vai analisar ciclo da água

Evento acontece, anualmente, no mês de agosto, em Estocolmo, na Suécia.

Em 2025, o tema central será Água para a Ação Climática e vai abordar as emergências relacionadas às mudanças climáticas, degradação do meio ambiente e perda de biodiversidade. Entre os assuntos a serem analisados estão: a mitigação e a adaptação, juntamente com o objetivo mais amplo de aumentar a resiliência.

A Semana Mundial da Água 2025 explorará todo o ciclo da água, da água doce aos oceanos, e destacará a importância de proteger os ecossistemas naturais essenciais para a estabilidade climática e a biodiversidade. A equidade e a justiça climática serão centrais nas discussões, garantindo que as comunidades vulneráveis não sejam deixadas para trás na resposta global.

SAIBA MAIS:

Estudante do Piauí, ganha na categoria “People’s Choice Award”

O Prêmio Jovem da Água de Estocolmo é concedido anualmente no evento realizado em Estocolmo.

O estudante Manoel José Nunes Neto, de 17 anos, aluno do Colégio São Francisco de Sales Diocesano no Piauí, conquistou o “People’s Choice Award”, categoria internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024 (Stockholm Junior Water Prize – SJWP), o Nobel da Ciência Jovem. Ele foi laureado pelo projeto “Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo”. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 27 de agosto, em Estocolmo, na Suécia.

O trabalho desenvolvido por Manoel, com orientação do professor Eduardo Alves da Silva Carvalho, é um equipamento que navega de forma autônoma em corpos hídricos para coletar dados sobre a qualidade da água, realizando medições e transmitindo as informações para um banco de dados.

No Brasil, a premiação é promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), e pela Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (Brazilcham Sweden). A etapa internacional reuniu jovens de 15 a 20 anos de mais de 40 países com projetos escolares que buscam solucionar os desafios relacionados à água, ao meio ambiente e à sustentabilidade.

O que é o JPS?

O Jovens Profissionais do Saneamento – JPS é um programa de desenvolvimento contínuo com objetivo de despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam na área do saneamento ambiental, para satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor.

O programa trabalha para fortalecer a rede de relacionamento entre jovens profissionais brasileiros e viabilizar a inserção em programas internacionais de jovens profissionais. Outro objetivo é apoiar desenvolvimento da carreira desses jovens profissionais, permitindo seu engajamento com a associação e com os consultores sêniores e auxiliar nos estudos técnicos (forças tarefa) do setor.

O JPS oferece diversas atividades como palestras, rodas de conversa e visitas técnicas e busca realizar um programa de capacitação que aborde temas como: gestão de projetos, projeto de saneamento, licitações e contratos de Obras, avaliação e licenciamento ambiental de obras hidráulicas e de saneamento; análise técnica e econômica de projetos de engenharia sanitária e ambiental; elaboração de orçamento para obras de saneamento, fiscalização de obras de saneamento; gestão ambiental – conceitos e ferramentas; família de normas ISO 24511, 24512, 24513; regulação no saneamento ambiental; entre outros temas.

O programa é aberto aos jovens estudantes e profissionais até 35 anos. Para outras informações, entre em contato pelo e-mail jps@abes-dn.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *