O consórcio de empresas que elabora o Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluviais – PDDrU Gravataí está desenvolvendo o Produto 3 – Levantamento de Dados e Informações por meio do mapeamento aerofotogramétrico.
Esta etapa é fundamental para a identificação das manchas de inundação e formatação do Programa de Controle de Cheias, temas que estarão na primeira consulta pública e seminário com a participação da população.
Os trabalhos abrangem as sub-bacias do Arroio Barnabé, Arroio Demétrio e Arroio Brigadeira e Gravataí 1 e 2.
Serão vencidas as seguintes etapas: primeiro a coleta em campo – solo e aeronave – depois o processamento e a modelagem. O objetivo é realizar o levantamento de dados e informações relacionadas à drenagem e manejo de águas pluviais, bem como aspectos socioambientais em Gravataí.
Este mapeamento inclui entre outras atividades a utilização de aeronave/satélite para mapeamento aerofotogramétrico, geração de ortofotos digitais e refinamento das imagens na área urbana das bacias.
Também integram o Produto 3 as seguintes tarefas:
A) Levantamento de Informações Urbanas e Ambientais
- Revisão da literatura técnico-científica.
- Coleta e análise de dados secundários para caracterização das bacias urbanas.
- Avaliação do histórico de eventos de cheias e inundações.
- Análise das características do uso do solo.
- Identificação de áreas de conservação e restrições legais.
- Projeção do impacto da urbanização sobre o ciclo da água.
B) Levantamento de Informações Institucionais
- Levantamento de legislação, fiscalização e regulação.
- Análise da estrutura jurídico-institucional da gestão.
- Identificação de planos e programas relacionados.
C) Levantamento de Informações sobre a Situação dos Serviços de Drenagem
- Avaliação integrada da gestão da cidade.
- Avaliação das interfaces municipais dos demais elementos do saneamento básico.
- Levantamento de eventos críticos de inundação e mapeamentos existentes.
D) Levantamento cadastral
Levantamento planialtimétrico.
Cadastro imobiliário.
Levantamento de seções topobatimétricas incluindo arroios, macrodrenagem com DN ≥ 1.000 mm, pontos de obstrução, cadastro de elementos hidráulicos etc.
E) Aspectos Socioambientais para Delimitação de APPs
Geração de Áreas de Preservação Permanente (APPs) conforme legislação.
Identificação de áreas de interesse socioambiental.
Mapeamento de áreas de risco geotécnico.
O PPDrU como lembra o prefeito Luiz Zaffalon, de Gravataí, “é uma iniciativa no presente para garantir um futuro.mais seguro e sustentável para todos. Queremos fazer de Gravataí um lugar ainda melhor para viver e prosperar em todos os aspectos”. Ele se refere a um plano de longo prazo para implantar uma gestão eficiente dos aspectos relacionado à drenagem urbana, como o controle de cheias, mapeamento de áreas de risco e geração de áreas de preservação permanente (APPs).
Devido ao crescimento urbano acelerado – Gravataí passou de 55 mil para 255 mil habitantes em 40 anos – houve ocupação desordenada de zonas ribeirinhas o que ocasiona enchentes e alagamentos quando o rio se espraia para a sua zona de inundação. “É normal o rio sair de seu leito pelo menos duas vezes por ano. Por isso é fundamental pensar em como a cidade deve ser ocupada”, declarou o professor Carlos Eduardo Tucci, um dos principais especialistas mundiais em drenagem e gestão dos recursos hídricos e que faz parte da equipe que está elaborando o PDDrU Gravataí. Ele justifica que é preferível custear um sistema de prevenção do que arcar com prejuízos muito maiores – inclusive com perdas de vidas – com inundações repetidas.