Glossário – Drenagem – PDDrU Gravataí

Para auxiliar no entendimento dos termos técnicos utilizados nas diversas etapas do trabalho foi elaborado um glossário que será complementando à medida que o PDDrU Gravataí vai sendo elaborado.
  1. Para auxiliar no entendimento dos termos técnicos utilizados nas diversas etapas do trabalho foi elaborado um glossário que será complementando à medida que o PDDrU Gravataí vai sendo elaborad1. Levantamento topobatimétrico:
  1. 1. Definição: Consiste na obtenção de medidas de profundidade, área e perímetro de corpos d’água, visando a estabelecer os perfis de geométricos e de profundidade e o volume da água presente no corpo hídrico.

Uso: Entender os detalhes do fundo do rio e do terreno em suas margens para auxiliar na compreensão para modelagem dos cenários para estudo das cheias e alagamentos que ocorrem na cidade.

  1. 2. Coordenadas

Definição: Conjunto de valores que definem a posição de um objeto dentro de um sistema, ou seja, dentro do espaço, normalmente representado pelas letras x e y.

Uso: Facilidade de localização para todos que precisarem de acesso ao objeto ou lugar.

3. Curvas de nível:

Definição: Linhas imaginárias que conectam pontos que possuem a mesma altitude (o quão alto está) em relação ao nível médio dos mares.

Uso: Com as curvas de nível são construídos os mapas topográficos. Sua correta representação e a capacidade de as interpretar, permitem ao técnico uma percepção tridimensional do relevo. As curvas de nível são uma forma de representar a altimetria do terreno em um desenho bidimensional.

4. Marcos

Definição: São marcações realizadas no terreno de pontos de coordenadas conhecidas e que nos fornecem informações precisas de latitude, longitude e altimetria, materializados através de estruturas de concreto ou de metal.

Uso: São utilizados como pontos de referência em atividades de engenharia e planejamento urbano para a localização correta de imóveis, estruturas e demais elementos da paisagem.

5. Validação da rede de marcos

Definição: O município de Gravataí possui uma rede de marcos geográficos implantada e operacional desde meados de 2000. Tratam-se de 63 marcos instalados e materializados na cidade que servem de apoio e base para qualquer serviço georreferenciado, constituindo o ponto inicial de qualquer informação geográfica a ser obtida na cidade.

Uso: A validação desta rede é extremamente importante para que todos os produtos gerados junto ao projeto estejam na mesma base e georreferenciamento.

6. Ortofoto

Definição: É uma imagem georreferenciada (ou seja, com coordenadas geográficas definidas) de uma determinada área ou loca, realizada por meio de drones ou aeronaves tripuladas.

Uso: Possibilita realizar medições de distâncias e objetos, uso do solo e demais caraterísticas de uma cidade em suas respectivas posições geográficas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *