Situado nas margens do Rio Tâmisa, cerca de 9 km a leste de Greenwich, há um prédio de tijolos à vista de dois andares que abriga uma das mais belas estações de bombeamento e tratamento de esgoto da era vitoriana.
Apelidado de “catedral dos pântanos” em homenagem aos Pântanos Erith, este magnífico edifício apresenta espetaculares ferragens fundidas ornamentais.
O exterior originalmente tinha uma chaminé gigante listrada e suas portas foram modeladas conforme as das catedrais normandas.
A primeira de seu tipo no mundo, a estação de bombeamento de Crossness foi projetada por Sir Joseph Bazalgette, engenheiro-chefe do conselho metropolitano de obras, para resolver o grande problema do mau odor de Londres.
A Crossness Engines Trust, uma instituição de caridade registrada, foi criada em 1987 para restaurar os motores que representam uma parte única do patrimônio industrial da Grã-Bretanha e um exemplo notável da engenharia vitoriana. Grande parte do trabalho de restauração até agora realizado foi feito inteiramente por uma força de trabalho voluntária não remunerada.
O arquivo é composto por registros do Metropolitan Board of Works e do London County Council das décadas de 1850 a 1990, livros de registros de navios de lama, publicações, patentes de louças sanitárias que datam de 1894 a 1949 e cópias dos livros de planos de 1862 e 1888 para o local. O acervo de mídia é formado por vídeos, slides e fotografias.
O arquivo tem um acervo de informações sobre ex-funcionários da Crossness e suas famílias, alguns dos quais viviam no local nas casas dos trabalhadores.
O museu também possui uma biblioteca de referência de livros que cobrem temas como engenharia, saneamento e Londres vitoriana.
No site podem ser agendadas visitas: https://crossness.org.uk/
Se você deseja marcar uma data para visitar o arquivo, envie um e-mail para research@crossness.org.uk.
Endereço: Thames Path, Crossness SE2 9AQ – Londres,UK
Por favor, note que os agendamentos só estão disponíveis às terças-feiras, sextas-feiras ou domingos. A sala de arquivo é climatizada, por isso é aconselhável agasalho.
TIMELINE
1831/32
Em 1831, uma nova e aterrorizante epidemia chegou a Londres. Londres era uma cidade assoberbada pelos resíduos de sua população cada vez maior, a maioria dos quais vivia na miséria de favelas superlotadas. Dejetos humanos se acumulavam em pátios e transbordavam das fossas do porão para as sarjetas e cursos d’água. Mais de 6.500 morrem. População de Londres aprox. 1,5 milhão.
1848
É aprovado um projeto de lei que obriga todos os ralos e fossas a serem conectados aos esgotos
1848/49
O cólera atinge Londres novamente. Desta vez, mais de 14 mil morrem.
1853/54
Um terceiro surto de cólera mata mais de 10.500.
1859
Início dos trabalhos de interceptação de esgotos.
1865
O trabalho no lado sul do Tâmisa está concluído, o local em Crossness consistindo na casa de máquinas de viga, casa de caldeiras, oficinas, chaminé de 208 pés e reservatório coberto de 25 milhões de galões começam a trabalhar. O motor foi ligado por Sua Alteza Real o Príncipe de Gales, Alberto Eduardo, que posteriormente se tornou o Rei Eduardo VII.
1866
Surto de cólera em uma parte de Londres não coberta pelo sistema de Bazalgette.
1875
O sistema de Bazalgette está concluído.
1888
Após a extensão do reservatório para permitir o assentamento, a casa do motor de precipitação (PEH) é aberta. O despejo de esgoto bruto no rio cessa e as embarcações de lodo, também conhecidas como Bovril Boats, levam o esgoto para o mar. Entre 1887 e 1977 dezessete barcos foram construídos, incluindo Bazalgette e Sir Joseph Bazalgette. Em 1990, a prática foi proibida após preocupações de que o esgoto estava contaminando as praias e afetando os estoques pesqueiros.
A população de Londres agora é de aproximadamente 3,8 milhões