A estação de bombeamento de esgoto mais bela do mundo

Situado nas margens do Rio Tâmisa, cerca de 9 km a leste de Greenwich, há um prédio de tijolos à vista de dois andares que abriga uma das mais belas estações de bombeamento e tratamento de esgoto da era vitoriana.

Apelidado de “catedral dos pântanos” em homenagem aos Pântanos Erith, este magnífico edifício apresenta espetaculares ferragens fundidas ornamentais.

O exterior originalmente tinha uma chaminé gigante listrada e suas portas foram modeladas conforme as das catedrais normandas.

A primeira de seu tipo no mundo, a estação de bombeamento de Crossness foi projetada por Sir Joseph Bazalgette, engenheiro-chefe do conselho metropolitano de obras, para resolver o grande problema do mau odor de Londres.

A Crossness Engines Trust, uma instituição de caridade registrada, foi criada em 1987 para restaurar os motores que representam uma parte única do patrimônio industrial da Grã-Bretanha e um exemplo notável da engenharia vitoriana. Grande parte do trabalho de restauração até agora realizado foi feito inteiramente por uma força de trabalho voluntária não remunerada.

O arquivo é composto por registros do Metropolitan Board of Works e do London County Council das décadas de 1850 a 1990, livros de registros de navios de lama, publicações, patentes de louças sanitárias que datam de 1894 a 1949 e cópias dos livros de planos de 1862 e 1888 para o local. O acervo de mídia é formado por vídeos, slides e fotografias.

O arquivo tem um acervo de informações sobre ex-funcionários da Crossness e suas famílias, alguns dos quais viviam no local nas casas dos trabalhadores.

O museu também possui uma biblioteca de referência de livros que cobrem temas como engenharia, saneamento e Londres vitoriana.

No site podem ser agendadas visitas: https://crossness.org.uk/

Se você deseja marcar uma data para visitar o arquivo, envie um e-mail para research@crossness.org.uk.

Endereço: Thames Path, Crossness SE2 9AQ – Londres,UK

Por favor, note que os agendamentos só estão disponíveis às terças-feiras, sextas-feiras ou domingos. A sala de arquivo é climatizada, por isso é aconselhável agasalho.

TIMELINE

1831/32

Em 1831, uma nova e aterrorizante epidemia chegou a Londres. Londres era uma cidade assoberbada pelos resíduos de sua população cada vez maior, a maioria dos quais vivia na miséria de favelas superlotadas. Dejetos humanos se acumulavam em pátios e transbordavam das fossas do porão para as sarjetas e cursos d’água. Mais de 6.500 morrem. População de Londres aprox. 1,5 milhão.

1848

É aprovado um projeto de lei que obriga todos os ralos e fossas a serem conectados aos esgotos

1848/49

O cólera atinge Londres novamente. Desta vez, mais de 14 mil morrem.

1853/54

Um terceiro surto de cólera mata mais de 10.500.

1859

Início dos trabalhos de interceptação de esgotos.

1865

O trabalho no lado sul do Tâmisa está concluído, o local em Crossness consistindo na casa de máquinas de viga, casa de caldeiras, oficinas, chaminé de 208 pés e reservatório coberto de 25 milhões de galões começam a trabalhar. O motor foi ligado por Sua Alteza Real o Príncipe de Gales, Alberto Eduardo, que posteriormente se tornou o Rei Eduardo VII.

1866

Surto de cólera em uma parte de Londres não coberta pelo sistema de Bazalgette.

1875

O sistema de Bazalgette está concluído.

1888

Após a extensão do reservatório para permitir o assentamento, a casa do motor de precipitação (PEH) é aberta. O despejo de esgoto bruto no rio cessa e as embarcações de lodo, também conhecidas como Bovril Boats, levam o esgoto para o mar. Entre 1887 e 1977 dezessete barcos foram construídos, incluindo Bazalgette e Sir Joseph Bazalgette. Em 1990, a prática foi proibida após preocupações de que o esgoto estava contaminando as praias e afetando os estoques pesqueiros.

A população de Londres agora é de aproximadamente 3,8 milhões

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