Como informar a comunidade e buscar a participação das entidades representativas dos vários segmentos durante a elaboração do Plano Diretor de Drenagem de Gravataí – PDDrU – foi o tema da 3ª reunião técnica, realizada dia 14/12/2023, na sede da Acigra. Estiveram presentes o secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal (SEMA) de Gravataí, Diego Moraes, a equipe técnica da Prefeitura, coordenada pelo engenheiro Jairo Cesar Cardoso e os especialistas do consórcio vencedor da licitação.
Na reunião foi apresentado o segundo produto – Plano de Comunicação e Mobilização Social – PCMS – que destaca a importância de informar sobre o processo de elaboração do PDDrU de modo que a população entenda a drenagem como um serviço essencial para a qualidade de vida e a salubridade ambiental do município.
Segundo a coordenadora técnica do consórcio, engenheira Deisy Andrade Batista, a drenagem, que é um dos quatros eixos do saneamento, afeta diretamente a vida dos moradores e eles precisam estar informados sobre como o trabalho está sendo desenvolvidos. “A Comunicação é a ponte entre os munícipes e as equipes técnicas da Prefeitura e do Consórcio pois ajuda a decodificar a linguagem utilizada”, disse. E explicou que o êxito das ações de saneamento depende muito da participação comunitária.
Este aspecto também foi ressaltado pela responsável pela elaboração do PCMS, a jornalista Cecy Oliveira, que integra a equipe do CONCREMAT-RHAMA, constituído pelas empresas Concremat Engenharia e Tecnologia e Rhama Analysis, ao lembrar que a ocupação das margens dos rios e arroios, que são zonas normais de inundação, acaba trazendo transtorno aos moradores. E muitas vezes eles desconhecem que a inundação é um fenômeno natural na vida de um rio. “Não existe rio sem enchente”, disse.
Durante a reunião foram analisadas as estratégias e eventos programados – como as duas consultas públicas seguidas de dois seminários, logo após a conclusão do diagnóstico e na elaboração do Programa de Controle de Cheias, com sugestões para o desenvolvimento do Plano de Comunicação e a formação de redes de divulgação do PDDrU para toda a comunidade.
Outro enfoque ressaltado é que a estratégia de Mobilização e Comunicação deve utilizar produtos e ações que facilitem o entendimento sobre o papel relevante que o PDDrU terá na identificação dos problemas nas áreas da drenagem e manejo das águas pluviais do município de Gravataí e na mudança em direção à solução dos mesmos.
“É muito importante a compreensão da dimensão que problemas nessas áreas representam em termos de atendimento aos anseios da municipalidade por uma vida melhor. E que as possíveis respostas não virão sozinhas e dependem tanto das ações dos agentes públicos, como daquelas estimuladas pelas lideranças e adotadas pela população”, conforme é explicado no PCMS.
Isto significa que os gravataienses precisam não somente tomar conhecimento da situação de prestação de serviços como também terem dados sobre as ações necessárias para superação das deficiências apontadas. Que compreendam que haverá obstáculos a serem transpostos, quanto isto vai custar e que ações caberão ao município, ao Estado ou à própria população.
Desde o início dos trabalhos, em cooperação com a Assessoria de Comunicação, já foi criado um logotipo para o Plano e em breve estará na web, no Portal da Prefeitura, um espaço para divulgação e informação sobre todas as etapas de desenvolvimento do PDDrU, previsto para ser concluído em dezembro de 2024, bem como os produtos apresentados em cada etapa.